segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Futuro

    «O futuro de Portugal é uma preocupação para todos nós. E o futuro evidentemente de cada país estará nas estruturas que for capaz de criar para a cada dia mais renhida concorrência internacional em mercados cada vez mais abertos e mais vastos.
     Há suficientes sinais de que o Japão, após um século de laboriosa assimilação do Ocidente, está a entrar numa nova fase, na fase de criação. Alguns modernos
sociólogos prevêem que o Japão será a grande potência do século XXI. Venha ou não a ser a primeira, será certamente uma das maiores. O Japão continuará a precisar de um país amigo que lhe preste, num jogo de recíprocos interesses, uma base de assentamento económico e comercial para poder entrar nos mercados do continente europeu.
     É nossa convicção de que nenhum outro país possui uma identidade maior de interesse com o Japão, neste sentido, do que Portugal. E a velha amizade do primeiro país do Ocidente que desembarcou nas praias do Japão pode tornar-se numa base de entendimento e de construção no futuro.»

      Armando Martins Janeira
'O Impacte Português sobre a Civilização Japonesa' (1970)



Sem comentários:

Enviar um comentário