quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Azuchi


   "No cume da colina, no meio do povoado, Nobunaga construiu o seu palácio e castelo que, no que se refere à arquitectura, poder, riqueza e magnificência, pode ser comparado aos maiores edifícios da Europa. (...) No centro há uma espécie de torre, que é chamada de 'tenshu', cuja esplêndida nobreza e aparência superam em muito as nossas."

...
    Apontamento de Luís Fróis, padre jesuíta português, sobre a construção, por ordem de Oda Nobunaga (de quem foi amigo próximo), do castelo de Azuchi nas margens do lago Biwa (província de Omi). O complexo fortificado de Azuchi, construido entre 1576 e 1579 com o objectivo concreto de servir como quartel general do daimyo de Owari (com notória intenção de 'vigilância' sobre a capital, Quioto), incorporou na sua arquitectura elementos de inspiração ocidental, como uma nave aberta com a altura de cinco andares no interior da torre principal, algo inédito na tradição arquitectónica japonesa. Este e outros elementos tornaram o castelo de Azuchi no mais imponente e grandioso castelo do Japão, com uma indissociável demonstração de poder, sumptuosidade e arte.

    O Período Azuchi-Mamoyama recebe o nome dos dois centros de poder entre 1568 e 1603: O castelo de Azuchi, de Oda Nobunaga e o castelo de Mamoyama (ou Fushimi) de Toyotomi Hideyoshi, localizado no bairro de Quioto com o mesmo nome.






Sem comentários:

Enviar um comentário