domingo, 21 de outubro de 2012

A chegada dos Portugueses ao Japão [crónicas]



«A ilha Jampon, segundo todos os Chijs dizem, que he moor que a dos Lequios e o Rey mais poderoso e maior e nomhe dado à mercadoria nem seus naturais».

Tomé Pires, Suma Oriental (1514)
(O texto mais antigo onde se encontra referida a palavra Japão.)


«Ao Sul da Província de Osumi existe uma ilha 18 ri afastada dessa província. Chama-se esta ilha Tanegashima… No Outono do ano 12 Tembun, aos 25 do 8º mês (23 de Setembro de 1543) chegou um grande navio a Nishimura Ko-ura.
Não se soube donde elle vinha. A guarnição do navio consistia de cerca de 100 homens. Seu aspecto distinto do nosso. Sua língua era para nós incomprehensíve. Todos os que viam se maravilhavam  […] estes homens são negociantes de Seinamban (país dos bárbaros do Sudoeste).»

Teppô-ki - 'Crónica da Espingarda' (1596-1614)


«No anno de 1542 achando-se Diogo de Freytas no Reino Siam  […] lhe fogiram tres portugueses em um junco que hia pêra a China; chamavam-se António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto […] & em poucos dias ao Levante viram huma ylha em trinta & dous grãos, a que chamam os Japões.»

António Galvão (1557)


«Como nos partimos desta cidade de Uzangué, e do que nos aconteceu até chegarmos à ilha de Tanixummá, que é a primeira terra do Japão»

 Fernão Mendes Pinto – Peregrinação (1583)






Sem comentários:

Enviar um comentário